quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Nolita Utiliza uma Nova Cara para a sua Campanha




Dia 26 de Setembro, 2007



A actriz francesa Isabelle Caro, de 27 anos, emprestou a sua cara e a imagem do corpo à marca Nolita para uma campanha publicitária anti-anorexia. Isabelle sofre de anorexia há já quase quinze anos, e pesa apenas 31 quilogramas. Esta leve e directa campanha causou controvérsia nas ruas de Itália.

Enquanto alguns vêem a campanha como uma forma de alerta, outros reprovam-na seriamente, defendendo que pode ser entendida como um desafio a "quem já sofre da doença", e mesmo até a quem não sofre. Oliviero Toscani, o fotógrafo, respeita o facto de ser uma agência de moda a promover a situação de alerta à sociedade.

No entanto, Fabiola De Clerq, Presidente da Associação Itáliana de Estudos da Anorexia, confessa ao jornal "Times" que a campanha só pode provocar "um desafio às mulheres mais novas, que entrarão em competição para ficar ainda mais magras que a própria actriz. Hoje em dia as pessoas, e particularmente o sexo feminino, parece ainda não ter a menor consciência dos fardos que a anorexia implica, existindo ainda um certo sentimento de inveja injustificada perante quem sofre da doença".

Mas quem poderemos culpar? A televisão? A moda? A imprensa? A mentalidade sempre retrógrada humana? O mundo ainda hoje vive dos extremos, e qualquer tentativa de consciencialização é vista como um verdadeiro atentado à boa fé. É tão fácil olhar para o lado e ver um certo abuso desta consciencialização dos mass media e do eixo de marketing, que não é de surpreender a polémica que envolve a mesma.



Cumprimentos

Sem comentários: